PROJECTO#5 // MANUAIS DE ENSINO ESCOLAR

Design Editorial e Novos Media // 5

Entende-se por manual escolar um livro que foi escrito, elaborado e pensado para ser lido por estudantes numa determinada condição. De grande relevância para Portugal, os livros escolares constituem um ponto crucial na indústria da edição, interferindo com muitos protagonistas educativos e sociais. E na qualidade de material didáctico tem vindo a ser, tanto por utilizadores, produtores ou distribuidores, alvo de discussão e debate, sempre numa procura por problematizar e suscitar reflexões que de determinada forma contribuam para uma beneficiação dos processos de concepção e utilização.

Numa era pós-digital, onde as novas gerações nascem já num mundo digital e tecnológico, onde têm acesso total e imediato às novas ferramentas digitais, este debate torna-se imprescindível. Existe, agora, uma necessidade de aliar estas componentes analógicas ligadas a uma imposição pedagógica à evolução tecnológica, e abraçar os meios digitais a favor da educação.

Sem título-1

Mas haverá um fim dos manuais de ensino escolar?

Custa-me a acreditar numa total obsolescência do livro enquanto manual escolar, acreditando nas suas qualidades enquanto material físico, mas a verdade é que as crianças e jovens da actualidade acabam por interagir com meios digitais em todos os momentos do seu dia quase com excepção das aulas e momentos educativos, o que pode, confrontados com a falta de interactividade tecnológica nos seus meios escolares, criar um desinteresse e desmotivação pelas actividades académicas.

Existe já uma necessidade de complementar o livro com dispositivos digitais, e exemplo disso são os novos métodos de ensino virtual (e-learning) e plataformas de livros digitais. Deste modo, o futuro dos manuais escolares fica obrigado a moldar-se às novas preferências, estabelecendo uma transição do formato físico para o formato interactivo onde existe uma exploração da componente digital.

Não estando de todo a disciplina de design fora da envolvente dos novos media, os designers estão agora, mais do que nunca, activos e visíveis. Dos compêndios aos tradicionais livros técnicos, as primeiras obras apresentadas no primeiro contacto com o design tornam-se fundamentais no processo de desenvolvimento desta disciplina, acabando por orientar o estudante numa determinada direcção. Deste modo, e observando a minha primeira experiência com a área, penso que se este primeiro contacto fosse composto por plataformas digitais que disponibilizassem de forma aberta, sintetizada e directa várias obras e pontos de vista sobre esta temática, garantindo sempre um conteúdo fidedigno, os caminhos de exploração eram mais vastos e estimulantes.

Observando o meio do design académico, penso que o futuro deveria passar por garantir que tanto a teoria como a vertente prática e técnica desta disciplina estivessem disponíveis de forma mais directa, fácil e diária aos alunos, acabando com barreiras como custos elevados de aquisição ou edições limitas pouco acessíveis. Cruzando a teoria com a prática, imagino um ensino onde as referências e o acesso tanto a software/hardware e doutrinas de pensamento são mais atingíveis.

Essencialmente, seja na área do design ou noutra área, penso que é necessário ter em atenção que na grande maioria dos casos, o manual de ensino escolar é o primeiro livro de contacto diário que um jovem tem, o que torna esta experiência determinante para traçar o futuro da sua relação com livros e obras. E isto para dizer que é importante continuar a garantir o carácter de conteúdo válido, mas adequar a informação a meios que permitam estimular esta experiência.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: